500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE
UMA ANÁLISE DA LINHA DO TEMPO
CRONOLOGIA DA HISTÓRIA DA IGREJA DE
CRISTO ATÉ OS DIAS ATUAIS
Até o ano de 100 d.C. usarei o calendário
da forma real, a partir dali usarei como ele é hoje.
Jesus veio a Terra e nasceu no ano de 5
a.C.
Com 12 anos, Jesus e sua família visitam o
templo, onde na ocasião Jesus debateu com os doutores da Lei.
Até o ano 27, Jesus fica em Nazaré, sendo
nítido que neste ínterim de sua visita ao templo até o ano 26, ocorreu o
falecimento de José, seu pai de criação.
Como já foi dito no ano 27 Jesus inicia
seu ministério, até o ano 30, quando foi crucificado e ressuscitou.
A crucificação ocorreu na sexta-feira, e a
ressurreição no domingo de páscoa. Jesus ficou na Terra por mais 40 dias, até
subir aos céus, e 10 dias após a ascensão de Jesus, veio o dia de pentecoste,
que é uma festa judaica, estimasse que 2 milhões de pessoas estivessem na
cidade de Jerusalém naquele dia.
Os discípulos de Jesus e mais outras
pessoas, totalizando em média 120 pessoas estavam reunidos orando e obedecendo
a ordem de Jesus, para ali ficarem até que fossem revestidos de poder vindo do
céu.
Naquele dia o Espírito Santo desceu sobre
eles e os revestiu de poder espiritual e começou ali a repartir dons
espirituais, o primeiro a ser visto foi o de línguas. Isto sobre a descida do
Espírito Santo é citado em Atos capítulo 2, aonde é marcado o início da igreja
de Cristo na Terra. Neste dia os discípulos se tornaram apóstolos.
Pentecoste era uma festa que se comemorava
o início da colheita, e a bíblia diz que todo fiel a Cristo é dado como trigo
na seara, isto nos ensina que a principal função da igreja é evangelizar e
ganhar pessoas para o reino de Deus.
Ano de 33, martírio de Estevão, o primeiro
mártir da igreja. No mesmo ano Saulo se converte ao cristianismo e Deus muda
seu nome para Paulo, e ele é escolhido por Deus para ser o 12º apóstolo.
Ano de 44, martírio do apóstolo Tiago.
Ano de 45, começa a ser escrito o livro de
Tiago, sendo notório que não foi Tiago apóstolo que escreveu, e sim provavelmente
Tiago, um dos líderes da igreja em Jerusalém, sendo este meio irmão de Jesus, e
filho de José e Maria.
Ano de 47, primeira viagem missionária de
Paulo, até o ano de 48.
Ano de 48 ou início de 49, final da
redação do livro de Tiago.
Ano de 49, Redação da epístola aos
Gálatas; e conselho de Jerusalém; segunda viagem missionária de Paulo, até o
ano de 52.
O ano 50 foi a provação data da redação do
evangelho de Mateus.
Abro aqui uma observação para dizer que o
evangelho da Marcos, o qual seu nome todo era João Marcos, não se tem a data
exata da sua redação, sendo ela entre o início da década de 50 ou até o fim da
década de 60 do primeiro século depois de Cristo.
Ano 51, redação das 2 epístolas de Paulo
aos tessalonicenses.
Ano de 54, Nero se torna imperador de
Roma.
Ano de 55, redação da 1ª epístola aos
Coríntios. No ano 56, foi redigida a 2ª epístola aos Coríntios.
Anos de 56, terceira viagem missionária de
Paulo, terminando em 58.
Ano 57, redigida a epístola aos Romanos.
Ano de 58, Paulo é preso na Cesaréia, até
o ano 60.
Ano 60, Paulo é levado para ser julgado em
Roma. No mesmo ano foi mantido em prisão domiciliar em Roma. Ano provável de
redação do evangelho de Lucas, talvez tenha sido terminado na Cesaréia, antes
de Paulo ter sido levado para Roma.
Ano 61 foi o ano da redação do livro de
Atos dos Apóstolos, epístolas aos Colossenses e Efésios.
Ano de 63, libertação de Paulo. Neste ano
também foram redigidas as epístolas aos Filipenses, Filemom, 1ª Timóteo, Tito e
a 1ª epístola de Pedro.
Ano de 64 é o provável ano do início da
redação do livro de Hebreus. Neste ano, houve o incêndio em Roma, causado por
Nero, para colocar a culpa nos Cristãos.
Ano de 66, redação da segunda epístola de
Pedro.
Ano de 67, redação da 2ª epístola de
Timóteo, mesmo ano do martírio de Pedro e também de Paulo.
Ano 70, foi o ano da destruição de
Jerusalém; redação do livro de Judas, que leva este nome devido seu escritor
ser Judas Tadeu, meio irmão de Jesus, e filho de Maria e José.
Abro aqui um parêntese para dizer que o
evangelho de João, provavelmente foi escrito entre o ano de 85 ao ano de 90.
No ano 90 ocorreu a redação das 1ª, 2ª e
3ª epístolas de João.
O livro de Apocalipse foi escrito na
década de 90, sem termos como saber exatamente em que ano.
De 90 a 96, ocorreu a primeira grande
perseguição, feita pelo imperador Domiciano.
Entre o ano de 98 e o ano 100, João
apóstolo veio a falecer. Aqui termina o período do qual a igreja é chamada de
igreja primitiva.
Aqui já começo a utilizar o calendário
como é hoje para nós.
No ano 100 começa o período do qual a
igreja é chamada de igreja emergente, no qual se dá mais esclarecimento sobre a
doutrina da Trindade e da divindade de Jesus Cristo, já que muitos tinham um conhecimento
muito raso de tais coisas até este momento.
No ano de 250, houve a perseguição
universal sob o comando do imperado Décio.
No ano de 312, as igrejas começam a
adquirir imóveis para suas reuniões. No mesmo ano Constantino derrota Magêncio
sobre o signo da cruz.
No ano de 313 com o édito de Milão, o
cristianismo é regularizado.
Em 321 o cristianismo torna-se a religião
oficial do império romano.
Em 325, aconteceu o concílio eclesiástico
em Nicéia.
Começa em 325 o período da igreja que é
chamado de igreja conquistadora. Aqui é o período da identificação da igreja
com o Estado.
Em 337, é fundada a igreja católica
romana, a primeira denominação para uma igreja cristã.
No ano de 375, começou a veneração a anjos
e santos mortos. Lembrando que a Bíblia diz que todo seguidor de Cristo é
santo, pois foi santificado por Jesus, sem necessidade de serem chamados e
muito menos venerados como santos.
Em 381, Concílio de Constantinopla.
No ano de 394, foi adotada a missa como
celebração diária.
No ano de 431, ocorreu o concílio de
Éfeso, onde no mesmo concílio se teve origem ao termo “mãe de Deus” aplicado a
Maria.
Em 451, concílio da Calcedônia.
No ano 500, os padres da igreja católica
passam a se vestirem diferentes dos demais membros da igreja.
Ano de 593, Gregório, o grande estabeleceu
a doutrina do purgatório, mesmo sendo contrária a Bíblia.
No ano 600 começa o período da história da
igreja que é chamado de igreja medieval. Neste período que houve o
desenvolvimento do estilo de vida monástico; conversão dos povos europeus.
No ano de 600, as missas passam a serem
feitas em Latim, língua da qual os membros não entendiam, somente o clero. No
mesmo ano se começou a se ensinar a dirigir as orações a Maria e outros santos.
Em 610, Bonifácio III assumiu o posto de
Papa, e desde então se é dito que o primeiro Papa foi Pedro, mas como podemos
ver na história, Pedro não fundou a igreja católica, já que ele morreu em 67, e
a igreja católica só foi fundada em 337, sendo que Pedro só esteve em Roma
quando para lá foi levado para ser morto.
Em 709, começou o ato de beijar os pés do
Papa, isto tem origem pagã, pois era de costume beijar os pés dos imperadores
romanos.
Em 787, houve o concílio de Nicéia.
Em 788, iniciou-se a veneração da cruz, de
imagens e de outras relíquias.
Em 850, foi autorizado o uso da água
benta.
Em 890, foi inicializada a veneração a
José, marido de Maria.
No ano de 995, o Papa João XV, iniciou a
canonização dos santos.
No ano de 1079, foi instituído o celibato
dos sacerdotes. Algo contrário aos ensinamentos bíblicos.
No ano de 1090, foi introduzido o uso do
terço nas orações. Terço é somente outro nome para rosário, uso do rosário é de
origem pagã, sendo ele muito utilizado pelos hindus.
A Pré-Reforma foi o período anterior à
Reforma Protestante no qual se iniciaram as bases ideológicas que
posteriormente resultaram na reforma iniciada por Martinho Lutero.
A Pré-Reforma tem suas origens em uma
denominação cristã do século XII conhecida como Valdenses, que era formada
pelos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lyon que se converteu ao
Cristianismo por volta de 1174. Ele decidiu encomendar uma tradução da Bíblia
para a linguagem popular e começou a pregá-la ao povo sem ser sacerdote. Ao
mesmo tempo, renunciou à sua atividade e aos bens, que repartiu entre os
pobres. Desde o início, os valdenses afirmavam o direito de cada fiel de ter a
Bíblia em sua própria língua, considerando ser a fonte de toda autoridade
eclesiástica. Eles reuniam-se em casas de famílias ou mesmo em grutas,
clandestinamente, devido à perseguição da Igreja Católica Romana, já que
negavam a supremacia de Roma e rejeitavam o culto às imagens, que consideravam
como sendo idolatria.
No ano de 1184, foi instituída a
inquisição, perseguição aos que não eram cristãos ou que praticavam o sincretismo
religioso.
No ano de 1190 começou a venda de
indulgências, usualmente considerada como a compra do perdão de pecados.
No ano de 1215 foi instituído o dogma da
transubstanciação decretado pelo Papa Inocêncio III. Se analisarmos a Bíblia
veremos que o pão da ceia não se transforma no corpo de Cristo e sim que o pão
é um simbolismo do corpo de Cristo. No mesmo ano foi instituída a confissão de
pecados aos padres, o que é condenado pela Bíblia, pois o mediador entre nós e
Deus Pai é Cristo, e só Deus pode perdoar pecados.
Em 1287, foi feita a proibição da Bíblia
aos que não faziam parte do clero, e a sua inclusão na lista de livros
proibidos pelo conselho de Valência. Nitidamente um modo de controlar o povo e
evitar que vissem os erros doutrinários contrários a Bíblia, pois só os
clérigos podiam manuseá-la.
Começa aqui o período chamado de igreja da
reforma, que vai de 1300 a 1550. Pois neste período que se iniciou os
movimentos de reforma da igreja, impulsionada pela pré-reforma e pelos erros doutrinários
do clero.
O pré-reformador John Wycliffe foi
professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês,
considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos
séculos XV e XVI. João Huss foi um pensador e reformador religioso. Ele iniciou
um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Os seus seguidores
ficam conhecidos como os Hussitas.
Em 1414, a Igreja Católica Romana proibiu
o cálice aos fiéis, pela instituição de um tipo só no Conselho de Constância.
Sendo que Jesus disse que é para comermos o pão e bebermos o cálice, pois este
representa o seu sangue.
No ano de 1439, a doutrina do purgatório
foi proclamada como dogma de fé, pelo Conselho de Florença. Não existe nenhuma
palavra na Bíblia que ensina o purgatório dos padres. O sangue de Jesus Cristo
nos purifica de todos os pecados. No mesmo ano, foi afirmada a doutrina dos 7
Sacramentos. O Evangelho diz que Cristo instituiu apenas duas ordenanças, o
Batismo e a Ceia do Senhor.
Em 1500 foi descoberto o Brasil pelos
portugueses, e então foi realizada uma missa cristã católica, no caso o
primeiro culto cristão no Brasil.
Em 1517, ocorreu a reforma protestante,
quando o monge católico Martinho Lutero publicou as suas 95 teses no dia 31 de
outubro daquele ano na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Ele protestou
contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no
catolicismo.
Essas teses condenavam a "avareza e o
paganismo" na Igreja, e pediam um debate teológico sobre o que as
indulgências significavam. As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e
amplamente copiadas e impressas. Após um mês se haviam espalhado por toda a
Europa.
Em junho de 1518 após diversos
acontecimentos, foi aberto um processo por parte da Igreja Romana contra
Lutero, a partir da publicação das suas 95 Teses. Alegava-se, com o exame do
processo, que ele incorria em heresia. Depois disso, em agosto de 1518, o
processo foi alterado para heresia notória.
Em junho de 1520 reapareceu a ameaça no
escrito "Exsurge Domini" e, em janeiro de 1521, a bula "Decet
Romanum Pontificem" excomungou Lutero. Devido a esses acontecimentos,
Lutero foi exilado no Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde permaneceu por
cerca de um ano.
Em janeiro de 1521 foi realizada a Dieta
de Worms, que teve um papel importante na Reforma, pois nela Lutero foi
convocado para desmentir as suas teses, no entanto ele defendeu-as e pediu a
reforma. Autoridades de várias regiões do Sacro Império Romano-Germânico
pressionadas pela população e pelos luteranos, expulsavam e mesmo assassinavam
sacerdotes católicos das igrejas, substituindo-os por religiosos com formação
luterana.
Em 1522, durante esse período de retiro
forçado, Lutero trabalhou na sua tradução da Bíblia para o alemão, da qual foi
impresso o Novo Testamento.
Enquanto isso, em meio ao clero saxônio,
aconteceram renúncias ao voto de castidade, ao mesmo tempo em que outros tantos
atacavam os votos monásticos. Entre outras coisas, muitos realizaram a troca
das formas de adoração e terminaram com as missas, assim como a eliminação das
imagens nas igrejas e a ab-rogação do celibato. Ao mesmo tempo em que Lutero
escrevia "a todos os cristãos para que se resguardem da insurreição e
rebelião". Seu casamento com a ex-freira cisterciense Catarina Von Bora,
incentivou o casamento de outros padres e freiras que haviam adotado a Reforma.
Com estes e outros atos consumou-se o rompimento definitivo com a Igreja
Romana.
Enquanto na Alemanha a reforma era
liderada por Lutero, Na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João
Calvino e Ulrico Zuínglio.
João Calvino foi inicialmente um
humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja
católica, este intelectual começou a ser visto como um representante importante
do movimento protestante. Vítima das perseguições aos huguenotes na França,
fugiu para Genebra em 1533 onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se um centro do
protestantismo europeu e João Calvino permanece desde então como uma figura
central da história da cidade e da Suíça. Calvino publicou as Institutas da
Religião Cristã, que são uma importante referência para o sistema de doutrinas
adotado pelas Igrejas Reformadas.
No ano de 1545, a igreja católica no
conselho de Trento, declarou que a tradição tem a mesma autoridade que a
Bíblia. Algo totalmente condenado por Jesus em Marco 7: 7 ao 13. No mesmo ano a
Igreja Católica Romana decidiu tomar medidas para frear o avanço da Reforma,
executando a contra reforma, também chamada de reforma católica. A Inquisição e
a censura exercida pela Igreja Católica foram igualmente determinantes para
evitar que as ideias reformadoras encontrassem divulgação em Portugal, Espanha
ou Itália, países católicos.
Em 1546, foram introduzidos pela igreja
católica os livros apócrifos na Bíblia, sendo que os protestantes não aderiram
a estes livros adicionais. Mais a frente veremos que os originais destes livros
não foram achados, porém a igreja católica afirma ter tais textos, porém nunca
os apresentaram. O termo "apócrifo" foi criado por Jerônimo, no
quinto século, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos
no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de
Jesus Cristo. Os Católicos chamam os livros chamados de apócrifos pelos
protestantes de deuterocanônicos, isto é, os livros que foram reconhecidos como
canônicos em um segundo momento. Destes fazem parte os livros de Tobias,
Judite, 1º e 2º Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque. Estes
livros foram escritos no período intertestamentário, ou seja, entre o novo e
velho testamento, sabemos este período é conhecido como os 400 anos de silêncio
de Deus, pois Ele não falava mais por seus profetas, até voltar a falar por
João Batista.
Aqui começa o período chamado de igreja
moderna ou denominacional.
No ano de 1557, foi realizado o primeiro
culto protestante no Brasil, mais precisamente na Baía de Guanabara, na cidade
do Rio de Janeiro e talvez o primeiro no continente sul-americano.
Em 1560, O Credo do Papa Pio IV, decreta que
os verdadeiros Cristãos mantêm as Escrituras Sagradas e o Credo dos Apóstolos,
como seus únicos credos. Sendo assim, o credo deles é 1500 anos mais antigo do
que o credo dos Católicos Romanos.
Em 24 de agosto 1572 aconteceu o massacre
da noite de São Bartolomeu ou a noite de São Bartolomeu, foi um episódio
sangrento na repressão aos protestantes na França pelos reis franceses, que
eram católicos. Vitimando entre 30 mil e 100 mil protestantes franceses
(chamados huguenotes).
Nas primeiras horas da madrugada de 24 de
agosto, o dia de São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes foram
assassinados em Paris, numa série coordenada de ataques planejados pela família
real.
Este foi o sinal inicial para um massacre
mais vasto. Começando em 24 de Agosto e durando até Outubro, houve uma onda
organizada de assassínios de huguenotes em cidades como Toulouse, Bordeaux,
Lyon, Bourges, Rouen, e Orléans.
Relatos da quantidade de cadáveres
arremessados nos rios afirmam uma visível contaminação, de modo que ninguém
comia peixe, pelas condições insalubres do local.
Neste período começam a aparecer
denominações cristãs, no século XVI, aparecem os presbiterianos, luteranos,
calvinistas.
Por volta de 1630, durante o domínio
holandês em Pernambuco, a Igreja Reformada Holandesa (em holandês: Nederlandse
Hervormde Kerk ou NHK) instalou-se no Brasil. Foram fundadas 22 igrejas
protestantes no Nordeste, sendo que a maior era a do Recife e contava,
inclusive, com uma congregação inglesa e uma francesa. Esta se reunia no templo
gálico. Segundo o professor Alderi Souza de Matos, "As igrejas foram
servidas por mais de 50 pastores, além de pregadores auxiliares e outros
oficiais. Havia também muitos “consoladores dos enfermos” e professores de
escolas paroquiais. A Igreja Cristã Reformada batizou índios, lutou por sua
libertação e pretendia traduzir a Bíblia para o tupi e ordenar pastores
indígenas. Esse período se encerrou com a guerra de Restauração portuguesa.
Quando não houve mais condições de manter Recife, o Nordeste foi devolvido a
Portugal. Terminava assim a missão cristã reformada, impossível sem a proteção
de um país protestante.
No século XVII, aparecem os
congregacionais e batistas.
Chegamos agora no período chamado de igreja
global, de vem de 1800 até os dias atuais.
a partir do ano de 1800, começa o termo
evangélica ser utilizado para as igrejas protestantes no Brasil.
O “Evangelicalismo”, nome derivado de
evangélico, é um segmento do protestantismo, não se limitando a ele, que crê na
necessidade de o indivíduo passar por uma experiência de conversão
("nascer de novo", "aceitar Jesus") e que adota a Bíblia
como única base de fé e prática. Segundo Hudson, enfatiza a experiência de
conversão como ponto de partida da vida cristã.
É baseada nos princípios de que:
Todos pecaram;
Só Jesus Cristo salva;
É necessário que cada indivíduo se
arrependa e creia em Jesus Cristo para a vida eterna;
Redescoberta e valorização da Bíblia
Sagrada;
Compromisso da evangelização: proclamar a
salvação em Cristo e a justiça social à humanidade.
Em 1800 iniciou-se a igreja luterana no
Brasil.
Em 1835 foi o início da igreja metodista
no Brasil.
Em 1854, o Papa Pio IX, proclamou a
Concepção imaculada de Maria (a Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico,
a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que,
desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por
Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava
cheia de graça divina (quando na verdade graça quer dizer favor imerecido, ou
seja, Maria estava tendo o favor imerecido de gerar o corpo da natureza humana
de Cristo, já que nenhum humano tem merecimento de tal dádiva). Também professa
que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado). Algo que
totalmente anti-bíblico, pois a Bíblia nos mostra que todos pecamos e estamos
destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), e que esta reconciliação com Deus
somente através de Jesus (João 14:6). E se Maria não tivesse pecado, ela não
precisaria de um Salvador, mas veja o que ela mesma disse:
“Disse então Maria: A minha alma
engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu
Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; pois,
eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lucas 1: 46
ao 48)
Lembrando que bem-aventurança, quer dizer:
Feliz.
No ano de 1855 foi fundado o trabalho da
igreja Congregacional no Brasil.
No ano de 1859, foi iniciou-se em terras
brasileiras o trabalho da igreja presbiteriana.
Em 1870 o papa Pio IX, proclamou o dogma
da infalibilidade papal. Algo totalmente contra os ensinamentos bíblicos, já
que a Bíblia nos mostra que todo homem erra e peca, e somente Jesus não errou e
nem pecou.
Em 1889, surge no Brasil a igreja
episcopal.
Em 1895, foi fundada a igreja batista
brasileira.
Em 1906 na rua Azuza, em Los Angeles, EUA,
começou-se a se espalhar o adormecido pentecoste, o menos da igreja primitiva e
dos primeiros séculos da igreja.
Como a mensagem do fogo do avivamento
começou a se espalhar pela cidade de Los Angeles, os crescentes ajuntamentos
superlotaram a casa da Rua Bonnie Brae. A necessidade de um lugar maior
tornou-se evidente. Finalmente, um prédio desocupado em mal estado na Rua
Azuza, 312 foi localizado e alugado. Ainda que o local tenha sediado,
anteriormente, a Igreja Metodista Episcopal Africana, a estrutura de dois
andares de 14 x 20 m, já bem desgastada estava sendo usada por um construtor
como depósito de materiais de construção, estábulo para animais e feno. Mas em
questão de alguns dias, com serragem no chão, forro de palha ao redor do altar
e duas caixas de sapato como púlpito, o primeiro culto na Missão da Rua Azuza
aconteceu no dia 14 de abril de 1906.
Pessoas do mundo todo vieram para receber
seu pentecoste, muitos sendo cheios espiritualmente antes de chegarem ao
prédio. O que tem sido chamado de "maior avivamento mundial"
resultou, em nossos dias, em um vasto exército de mais de 600 milhões de crentes
cheios do Espírito, tocando cada nação da terra.
Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram
em Chicago. O avivamento da Rua Azusa espalhou-se por toda a América alcançando
quase todos os estados. A cem quilômetros de Chicago, South Bend, no Estado de
Indiana, morava Gunnar Vingren. Um jovem pastor batista imigrante da Suécia.
Atraído pelo Movimento Pentecostal, Gunnar Vingren parte de sua cidade em busca
de uma resposta divina para o seu chamado missionário. Em uma Conferência
Evangélica ele conheceu Daniel Berg, também imigrante da Suécia. Conversaram
longamente sobre a convicção que tinham de que, em futuro próximo, seriam
missionários onde quer que o Senhor lhes enviasse.
E o Senhor os enviou para Belém do Pará,
onde fundaram a maior Denominação Evangélica atualmente no Brasil a Igreja Assembleia
de Deus. Sendo inaugurada 1911. Resultante de uma síntese entre elementos
doutrinários de base protestante histórica presbiterianismo valdense e o
denominado Avivamento Pentecostal de Chicago (1907), a Congregação Cristã
apresenta-se, inicialmente, como um segmento adenominacional e categoricamente
avesso ao institucionalismo eclesiástico. Seu estabelecimento em terras
brasileiras ocorre no final de 1910, ano dado como surgimento
do pentecostalismo no Brasil.
No ano de 1931, o Papa Pio XI, reafirmou a
doutrina a qual Maria era "a Mãe de Deus". Esta doutrina foi
primeiramente inventada pelo o Conselho de Efésios, no ano de 431.
No ano de 1947, um pastor beduíno achou
por acaso os manuscritos do mar morto, que são manuscritos de muitos textos
originais da Bíblia. Mas os originais dos livros chamados apócrifos não foram
achados, porém a igreja católica afirma ter tais textos, porém nunca os
apresentaram.
No ano de 1950, o último dogma foi
proclamado pelo Papa Pio XII, a Assunção da Virgem Maria. A Bíblia em nenhum
momento relata tal acontecimento.
Em 1952, foram achados mais fragmentos de
textos originais da Bíblia na mesma região da primeira descoberta.
O mundo hoje tem em média 30% da sua
população cristã como protestante. No Brasil o índice se repete, em média 30 %
sendo protestante, sendo sua maioria de pentecostais, atingindo 60% dos evangélicos
brasileiros, sendo pentecostais. Os católicos no Brasil são cerca 60%. O
restante da população brasileira está dividido entre sem religião (8%) e
espíritas (2%).
Segundo algumas estatísticas supõem que em
2020, 50% da população brasileira se declarará evangélica.
Compilado por Jeferson Barbosa da obra de Luís
Roldan.
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